Autor / Mensagem

Mitologia Grega x Latina

Ingwë ¥
Visitante

Responder com Citação
MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 9:04 pm     Assunto: Mitologia Grega x Latina

Essas duas mitologias tendem a ardar juntas mas na essência são diferentes, como no caso de Afrodite, a Vênus romana não é simplesmente uma versão da Afrodite Grega, na verdade ela foi assimilada da cultura fenícia na forma de Astarte, e somente depois foi tida como correspondente latina de Afrodite.
Os latinos já tinha uma deusa do amor chamada Uni, essa possivelmente de origem própria, assim essa divindade perdeu importância a Astarte.
Com isso vemos que a mitologia latina não é um simples cópia com nomes trocados das divindades gregas, como vocês veêm isso?
Tem mais exemplos de fatos notáveis das diferenças entre gregos e latinos?
Seth
Administrador
Administrador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2006 11:15 am     Assunto:

Ingwë, note bem, a Culura Latina já era uma sopa antes mesmo da chegada de inflências gregas. Por mais de 800 anos os Latinos sofreram influência dos Sabinos, dos Italiotas, e sobretudo dos Etruscos.

Para você ter uma ideia, olhe só os Deuses a quem os romanos mais cultuavam: Os Lares, que eram os protetores da familia e da Casas, de certa forma os Ancestrais, que não se tinha nem sombra na Grécia Antiga.

A procura de Titânia, rainha das fadas. Pra que diabos fui ler "Sonho de uma Noite de Verão" de novo???

Eu não sabia o que era ser feliz até casar com você, mas ai já era tarde demais...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Oráculo
Moderador
Moderador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 5:04 pm     Assunto:

De certo, há muitos deuses que são relacionados como correspondentes, quando se trata de mitologias grega e latina, mas, na verdade, grande parte desses são assim identificados por uma ou outra característica referente a seus poderes. Os latinos, creio eu, tinham um modo bem diferente de ver suas divindades: observando os nomes que lhes atribuem, pode-se perceber uma visão pouco relacionada com o material - digo, seus deuses não eram personificados, eram mais as próprias forças naturais ou (até então) inexplicáveis.

Tentarei ver, mais tarde, se trago alguma lisa com as relações mais frequentes e os pontos "errôneos", por assim dizer... Ah, se alguém puder fazer o mesmo, seria ótimo. Wink
Administrador
Administrador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2006 11:20 am     Assunto:

Mas Oraculo, com os Deuses Gregos não era a mesma coisa?

Edit. por Oráculo: Hum... de certo, posso ter me enganado. Tinha essa impressão, pois assim me pareceu pelo q li de mitologia latina - creio que minhas fontes nessa parte não fossem suficientes: é muito maior o material que encontro de mitologia grega que latina. Embarassed Wink

A procura de Titânia, rainha das fadas. Pra que diabos fui ler "Sonho de uma Noite de Verão" de novo???

Eu não sabia o que era ser feliz até casar com você, mas ai já era tarde demais...
Mr.Doisflor
Colaborador Honorário
Colaborador Honorário

Responder com Citação
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 1:28 pm     Assunto:

Primeiro: Oraculo deixe de ser casquinha e em vez de ficar fazendo seus edits, porque diabos não faz um post....seu medroso :x

Outra coisa quando fala de mitologia Latina, vocês se referem a que paises?
Visitante

Responder com Citação
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 5:26 pm     Assunto:

Sei dos povos dos povos etruscos e aqueus. Creio que seja principalmente a Itália.
Seth
Administrador
Administrador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 2:19 pm     Assunto:

Sim, mais para a região do Centro-Sul da Itália.

Ingwë ¥
Visitante

Responder com Citação
MensagemEnviada: Dom Fev 05, 2006 6:31 pm     Assunto:

Eu disse aques, ta errado né? Tipo, os aques eram gregos não eram?
Seriam etruscos e que povo mais?
Seth
Administrador
Administrador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Dom Fev 05, 2006 6:39 pm     Assunto:

os Aqueus eram ancestrais dos Gregos.

Bom, os povos que eu lembro são os Italiotas, Latinos, Sabinos, Aqueus (sul da Itália, na Magna Grécia) e os Etruscos.

Mr.Doisflor
Colaborador Honorário
Colaborador Honorário

Responder com Citação
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 12:06 am     Assunto:

Uma dúvida me ocorreu os Latinos de que falam seriam os Romanos ou são distintos? :assobio:
Administrador
Administrador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 10:52 am     Assunto:

Sõa distintos. Os latinos seriam os habitantes da região do lácio, no centro da itália, que bem onde mais tarde seria o núcleo do Estado Romano.

Ingwë ¥
Visitante

Responder com Citação
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 2:47 pm     Assunto:

Eram formados por povos como Eólios, Jônios, Etruscos, etc, estou certo?
Seth
Administrador
Administrador

Responder com Citação
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 4:49 pm     Assunto:

Em parte. Jônicos e Eólios só se concentravam na Magna Grécia, isso é, o sul da itália. A maior parte do Estado Romano primitivo se estendeu pelo Lácio e creseceu em direção ao Norte - a Etrúria. Mas sim, todos esses povos deram origem aos romanos.

Responder com Citação
MensagemEnviada: Ter Ago 08, 2006 10:25 am     Assunto: povos italiotas(latinos,sabinas)gauleses

Seth escreveu:
os Aqueus eram ancestrais dos Gregos.

Bom, os povos que eu lembro são os Italiotas, Latinos, Sabinos, Aqueus (sul da Itália, na Magna Grécia) e os Etruscos.
Todos os horários são GMT - 3 Horas

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.